PEDIGREE VERDADES E MITOS
Em ralação ao tema, temos que ter em mente que o Pedigree é simplesmente uma declaração de nascimento que é levada a registro em uma entidade ou club canino por um criador, na qual constam os ancestrais em mapa genealógico, bem como títulos conquistados pelo animal. Alguns criadores dizem que o Pedigree é similar a uma certidão de nascimento, contudo os documentos diferem em essência pois como o próprio nome diz a certidão de nascimento é uma CERTIDÃO prestada pelos Cartórios (Orgão Público), contudo o Pedigree é uma DECLARAÇÃO dada pelo próprio criador a qual é registrada em um Clube ou entidade Canina.
Segundo pequisas o único pedigree do Brasil que não tem validade e reconhecimento fora do país é o pedigree da ACB. Os Pedigree da SOBRACI e NVBK em termos de reconhecimento internacional seriam os que possuem maior abrangência pois são reconhecidos internacionalmente pela FCI (Federação Canina Internacional), situada na Espanha. Portanto, é válido em mais de 80 países e em especial na Europa.
Nós do Canil Patas Pretas somos filiados nas três entidades citadas CBKC, CACIBRA E NVBK, pessoalmente defendo que cada entidade tem seus pros e contras, claro até porque cada uma defende um foco distinto na cinofilia e seria muito difícil equalizar tantos pensamentos divergentes, o que nós achamos, pois sem sombra de dúvidas é o mais importe, em verdade é a qualidade do cão, e não a origem do papel de registro do pedigree, temos CÃES com linhas de sangue SOBRACI e NVBK que são incomparáveis em temperamento de guarda e mordida em relação a CBKC e vise-versa.
Então como vimos, a credibilidade do pedigree em verdade está ligada diretamente ao que o criador declara podemos afirmar que existem bons e maus canis em ambas as entidades, da mesma forma que existem pessoas boas e de má índole em todos os segmentos da sociedade. Uma questão interessante é sobre um cão, ganhador de uma exposição ou prova de trabalho, isso não quer dizer que o mesmo seja o melhor, não caia no conto dos pedigrees filhos de campeões, em sintonia ao que foi dito existem muitas fraudes nestes documentos. É fácil registrar um filhote como filhote de “X” cachorro mesmo ele não sendo filhote daquele “X” cachorro, todavia, em qualquer ramo, existem pessoas desonestas, o ideal é agir como um antigo mestre me dizia - se engane com seus próprios olhos.
As táticas das exposições
Cuidado com táticas de criadores desleais! É fácil um exemplar canino ganhar uma exposição ou prova de cães quando não se tem concorrente ou se é amigo do juiz (o que é bem normal em nosso meio). A tática é a seguinte, às vezes, existe uma exposição, por exemplo, em uma cidade grande e outra exposição, por exemplo, em uma cidade pequena, todas na mesma data, com isso, torna-se fácil ganhar, levando o cão na exposição da cidade pequena. Em muitas às vezes, o cão concorre com ele mesmo. Nota: talvez, supostos campeões estão fora do padrão da raça ‘X’ e ganharam o título pelo simples mérito de não ter um único concorrente para competir com ele ou, talvez, estes concorrentes eram todos do mesmo canil. Muitos criadores desleais usam desta tática e depois oferecem os filhotes como sendo filhotes descendentes de campeões. "_Campeões de que a final?".
Fique atento também a venda de pedigree CBKC PELA INTERNET.
Na edição de número 369, da revista ‘Cães & Cia’ saiu uma matéria sobre ‘a venda de pedigrees da CBKC’ feita no site do ‘Mercado Livre’, com uma chamada: “Vendo pedigree CBKC de várias raças, todos de cães adultos”. Os preços variam de R$ 100,00 a R$ 150,00. Portanto, o mais importante, é colocar em prática a questão da pesquisa, ou seja, ‘analisar e pesquisar antes de comprar um cão’, para assim, não cair no conto dos supostos criadores que agem de má fé.
Fonte:
Este artigo publicado em maio de 2014 a partir de compilações de conversas em chat e redes sociais de cinofilia na web, além da nossa pessoal colaboração ele não tem o intuito de ser uma verdade absoluta é a nossa mera opnião para auxiliar aos iniciantes no mundo da cinofilia.
..