top of page

ADESTRAMENTO INTELIGENTE

AMOR, HUMOR, BOM SENSO,  PACIÊNCIA E DETERMINAÇÃO são os princípios adotados pelos adestradores no condicionamento comportamental de um animal que vive numa sociedade de homens. No nosso caso o adestramento visa o relacionamento afetivo entre o cão e seu dono.

Copiando as palavras do Presidente da NBVK América latina e proprietário do canil Simba,  Jean Pierre, o Adestramento é uma palavra que gasta muita tinta, gera inimizades e conduz a violência verbal, contudo se trata somente do uso de inteligência e lógica.

Cada dia aparece novos truques, técnicas sofisticadas, artifícios comerciais etc.... Cada adestrador quer ser o melhor, o mais profissional, o mais no top da modernidade, o pior é quando vemos que alguns adestradores intitulados top nem sequer tem algum titulo concedido em função da apreciação de um individuo quando outro não gostaria da prestação do cão.

A irracionalidade que é difícil entender, porque cada um não presta mais atenção no animal, vemos que não interessa mais o que o animal tem a oferecer, e sim o que queremos extrair, no lugar do afago da mão carinhosa se aplica lambadas forçando o cão a submeter e fazer dele um perfeito pequeno soldado que tem por única opção obedecer.

Entendemos perfeitamente pessoas querendo um cão, ou melhor, um equipamento, uma maquina, para participar de competições esportivas, agility, beleza, proteção, guarda, corridas, rinhas etc... O que não entendo é comprar um cão e obrigar ele submeter aos nossos desejos sem perguntar adequadamente se o pobre animal vai gostar de ser usado. 

Devidamente, se consideramos o cão só como um cão, a pergunta não vale a pena ser discutida, mas se queremos um animal respondendo exatamente a nossos planos, fiel, o primeiro fracasso se situa aqui. Muitos futuros donos dizem depois de olhar minhas fotos: quero esse cão... E eu pergunto: para que trabalho você quer um cão? Depois digo: vamos esperar 1 ou 2 meses para que possamos escolher na ninhada o cão que responderá melhor a seus desejos, muitas vezes, a venda é perdido, o cliente querendo sempre para ontem seu cão vencedor, acaba por comprar de outro criador querendo só vender imediatamente.

Eu sou criado em uma escola antiga que se diz: Não existe milagre, os cães não mudaram desde a aparição deles na terra. Cada animal tem seu caráter, drive, aptidões, preferências... Isso se descobre com paciência e observação, interação e manipulação. A escolha do Filhote para a finalidade de Proteção exige alguns Critérios e Princípios, já ouvi dizer que não se pode vencer uma corrida de formula I dirigindo um trator, que para trabalhos específicos, necessitamos de cães específicos – é uma verdade por isso sou criador de Pastor Belga a Ferrari dos cães.

Sei que alguns através de uma consulta com ajuda de um web-cam e Skype aconselham alguns para escolher um cão dentro de uma ninhada, mas qual é o valor de essa consulta? Você tem coragem de escolher sua futura esposa ou marido desse jeito? Tem-se - Boa sorte! Como enxergar a perspicácia com que o filhote utiliza seus Drives, conhecer a Genética que costumam gerar bons filhos, verificar a dependência do Homem no treino, Avaliar a vontade do cão em ficar próximo ao ser humano, saber se cão tem nervos firmes, observar fugas em meio ao trabalho ou lazer. Sem observação da ninhada em diferentes situações e lugares é impossível determinar qual será o futuro de um animal. 

Alem disso, a reação dele frente a um evento pode ser diferente de um dia por o outro em função de condições atmosféricas, por exemplo. Sei que parece uma afirmação meio louca, mas o seu cão tem o mesmo comportamento quando o tempo é seco com sol ou se tem vendaval ou chove... Deixem me rir, por favor.

É importante lembrar que parte do cérebro do cão é construída e destruída durante o primeiro mês da vida dele, durante este tempo, a mãe só vai alimentar o filhote que é cego ate 10 dias, surdo ate 20 dias só a partir do segundo mês que a mãe vai começar ensiná-los e serão necessários de dois ate três meses para formar o caráter do filhote, isso é claro se a MÃE tem capacidade de fazer seu trabalho.

Só um criador com muita experiência pode tirar supostas conclusões mais rapidamente, é claro que existem filhotes precoces, não vamos discutir isso, mas sempre existe o risco de errar latente. Eu não entendo como é possível comprar ou aconselhar alguém para uma compra sem visitar o criador ou conhecer a linhagem da criação, como também conhecer os critérios utilizados por ele na seleção de sua prole, e não manusear os filhotes, nem mesmo observar os filhotes e voltar outros dias para observar mais e mais. 

Ou você confia na avaliação e seleção do criador que lhe oferece um filhote ou vá escolher pessoalmente seu filhote e corra o risco de errar, isto é o primeiro passo, e um dos segredos é estudar o animal, conhecer sua linhagem e a características desta e depois partir para educar. Algo muito, muito longe mesmo do que chamam de adestrar hoje em dia. 

Cada trabalho necessita aptidões diferentes. Um cão para deficiente auditivo deve ser, pequeno, ativo, sempre perto e apegado ao dono e atento para qualquer ruído. Um cão para deficiente visual deve ser forte, muito calmo, atento aos arredores e sempre em contato físico com o dono, já um cão de ataque deve ser serio, dominante, não gostar de brincar, deve ter controle para saber avaliar uma situação e tomar decisão e atitude de ataque em função do evento, por outro lado um cão de proteção tem só um dono deve possuir um nível de ciúme altíssimo e se torna agressivo com estranhos por esse motivo, um cão de esporte deve ser submisso e bem dependente do dono, a ponto de aceitar ordens que sãos uma inadequação com seus instintos naturais caninos de agressividade.

Um dos primeiros desejos de um futuro dono é adestrar ou fazer seu cão ser adestrado por um profissional e sempre o mesmo erro se reproduz na seleção de um filhote, o cão entra pela primeira vez no campo de treino e imediatamente é apresentado uma manga que todos vão querer que ele morda ou é lançado um objeto que ele deve buscar e trazer. Se ele não faz, será declarado "não vale nada".

Quem inventou esses critérios sabe que não podem ser avaliados isoladamente. O que se fala, além disso,  é balela. Isso faz parte de um conjunto de provas destinadas para cães de esporte atualmente. Para mim, respeitando o que me foi ensinado, construir um cão (e não adestrar) é em verdade, depois selecionar o individuo respondendo o mais perto de meus desejos, criar um enlace forte com ele baseado no respeito, confiança e amor, esses três temas que o seu filhote entende e vai entender perfeitamente sem necessidade de ensino profissional.

Uma vez que a cumplicidade existe e é real podemos começar educar o seu cão, ensinar obedecia através de jogos e controle afetivo (um cão normalmente amoroso com seu dono terá tendência a querer proteger ele através de ataque não necessário a estranhos – isso é o normal não é necessário adestramento para ensinar um cão de caráter morder estranho).

Ser adestrador não é só ensinar "truques" a um cão vai muito além, deve partir de atitudes do dono do  animal.

 

Texto Adaptado e compilado de adestradores consagrados. 
Fonte:  The First Steps of Bite Work - Video 101-B; Cezar Milan, Jean Pierre, Victoria stiwell, Tomás Szpigel.
 
 

 

bottom of page