Ciclo de Reprodução - cio das Cadelas
Cio (Ciclo de Intensa Ovulação) é o estado de receptividade sexual extrema por que passam as fêmeas de muitos mamíferos (excepto no Homem, em alguns primatas e nos morcegos, felinos e cadelas por exemplo). O período do cio pode variar de 7 a 15 dias, mas em alguns casos pode durar um pouco mais ou um pouco menos. Isso acontece duas vezes por ano, ou seja, em média de seis em seis meses.
No caso do Homem a actividade sexual pode decorrer a qualquer altura do ciclo enquanto que nas fêmeas que experimentam este estado estão activas apenas nesta altura. Outra diferença está no destino do endométrioapós uma ovulação não levada ao termo, ou seja, gravidez.
Nas espécies com cio, o endométrio é reabsorvido, enquanto que nas outras espécies o endométrio é, parcialmente, perdido. O sangramento que surge na região genital é causado pela ação de hormônios liberados durante o cio que acentuam o fluxo sanguíneo local. Isto pode provocar edemas e até romper pequenos vasos sanguíneos locais.
Quando a época de acasalar se aproxima, o comportamento da cadela muda. Ela explora mais o ambiente, procura menos por alimentos, fica ligada em odores de macho e, se houver um por perto, passa a maior parte do tempo próxima a ele chamando a atenção (urina mais e ergue a cauda, mostrando a região da vulva, por exemplo). Até o macho tímido é induzido à corte com esse assédio. A palavra estro (cio) vem do grego oistros, que significa “desejo louco”.
O cio é a época de "namoro" da fêmea, pois fora desse período ela não aceita a cobertura do macho. Diferentes das fêmeas, os machos não apresentam cio e podem acasalar em qualquer época. Os machos podem detectar o odor das fêmeas no cio a uma grande distância. Um ferormônio é eliminado junto com a urina das cadelas nessa fase, e é ele que atrai os machos. Como identificar o cio: A região genital externa das cadelas (vulva) começa a inchar e observa-se um sangramento de leve a moderado.
Períodos do cio: Na primeira metade do cio, observa-se um sangramento leve que diminui ou desaparece totalmente em torno do 7o. ou 8. dia. Nesse período, a cadela deixa-se cheirar pelo macho, mas não aceita que ele monte sobre ela.
Na segunda metade do cio, apenas o sangramento é evidente, embora muitas cadelas ainda possam sangrar. Nessa fase, as cadelas permitem a monta e o acasalamento com o macho. O final do cio é notado pela diminuição evidente da região genital e quando a fêmea passa a rejeitar o macho.
"Cio seco": Algumas cadelas não apresentam sangramento durante o cio. Nessas fêmeas, é muito mais difícil identificar o momento certo para o acasalamento. Para quem tem um casal de cães e não tem muita experiência, isso é um problema pois os acasalamentos indesejáveis poderão acontecer. Algumas pessoas, por não perceberem sangramento na fêmea, acham que seus animais nunca tiveram cio. Cadelas mais velhas podem apresentar cio seco. As fêmeas têm cio até o final da vida. Não existe a "menopausa" em cadelas.
Chega o dia. A cadela está pronta para ser coberta entre o 9.o e o 14.o dia do cio e, se isso acontecer, ela poderá iniciar uma gestação. O certo é fazer acasalamentos a cada 48 horas, nesses seis dias, para garantira fertilização. É a fase chamada estro, na qual a fêmea urina com maior freqüência, lambe mais a vulva, que se apresenta inchada, e sangra menos, produzindo um corrimento mais escuro e líquido, ou nem sangra (desde o início do cio até o nono dia, o sangramento vai diminuindo).
Teste caseiro. Acaricie a base da cauda da cadela: se ela a puser de lado e expuser a vulva, além de apresentar os demais sinais da proximidade do estro (ver item anterior), a probabilidade de aceitar o macho e de estar no estro é grande. Mas nem todas as cadelas prontas para engravidar levantam a cauda.Testes de laboratório.
Exames como citologia vaginal, vaginoscopia e dosagem hormonal, realizados por veterinários especializados em reprodução, indicam qual é o dia do cio com maior chance de a cadela engravidar.Ejaculação. A penetração começa com a monta, quando, por meio de algumas investidas, o pênis é introduzido na vulva da cadela. Já dentro da cadela, o pênis forma uma espécie de nó com um aumento de volume que não o deixa se desgrudar da fêmea. Depois de aproximadamente um minuto de acasalamento, o cão desmonta, mas o pênis cheio de sangue continua preso. É o que se chama de engate, que pode durar de 10 a 40 minutos.
A ejaculação principia 15 a 30 segundos após a penetração e se mantém enquanto o cão estiver grudado à fêmea. No entanto, a emissão mais rica em espermatozóides ocorre geralmente nos dois primeiro minutos da cópula. Percebe-se, em alguns cães, a ejaculação pelos movimentos dos membros traseiros do macho, parecidos com um sapateado.Não desengatar! O casal fica preso aguardando tranqüilo o final do engate. Não é aconselhável tentar separar os dois. Poderá haver fratura do osso interno que os cães têm no pênis. O cão estará ainda ejaculando e há risco de ele morder quem se aproxime.
CANIL PATAS PRETAS
Adaptado
Fonte: 1- Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Cio. visualizado em 25-02-2014; 2- Cães e Cia http://www.caes-e-cia.com.br/dicas/281p32n1.htm, visualizado em 25-02-2014.
..