top of page

Pergunta-se:

Os Cães se desenvolveram a partir dos lobos, ou não!

 

A similaridade genética entre cães e lobos deve-se ao ancestral comum que as duas espécies compartilham . Os cães começaram a interagir com os seres humanos cerca de 30.000 anos atrás.

 

 

Fósseis pré-históricos encontrados em uma caverna na Bélgica sugerem que os europeus foram os primeiros humanos a domesticar os cães-lobos. O paleontólogo belga Mietje Germonpre acredita que alguns filhotes órfãos de lobos primitivo, foram levados por humanos para os campos e foram criados por seres humanos como animais de estimação e usados para o trabalho.

 

 

A aparência destes cães-lobos se assemelham ao de um Pastor Belga atual , esses cães primitivos possuíam a atribuição de ajudar seus proprietários a caçar, pescar e proteger os campos. Depois de mais de 10 gerações que vivem com os seres humanos , estes animais primitivos tornaram-se gradualmente os ancestrais dos nossos cães como conhecemos hoje.

 

Na imagem ao lado "Dire Wolf"  Um dos primeiros lobos acredita-se ter vivido e competido directamente com os grandes leões das cavernas e tigres dente de sabre.

 

 

Assim a crença generalizada de que os cães evoluíram dos lobos cinzentos pode cair. De acordo com um novo estudo, o ancestral comum de cães e lobos foi extinto há milhares de anos. Um estudo foi publicado na revista PLoS Genetics. O estudo consistiu de uma extensa análise de amostras de DNA e descobriu que os cães estão mais próximos entre si do que lobos, independentemente da sua origem geográfica. Portanto , é provável que a sobreposição genética real entre os cães e os lobos é devido à produção canino após domesticação.

 

Portanto, é provável que a sobreposição genética atual entre cães e lobos se deva ao intercruzamento após a domesticação canina.“O ancestral comum dos cães e lobos era um animal grande, parecido com um lobo, que viveu entre 9.000 e 34.000 anos atrás”, explica Robert Wayne, co-autor do estudo. “Com base nos vestígios de DNA, ele teria vivido na Europa”, informa o pesquisador, professor do Departamento de Ecologia e Biologia Evolucionária da Universidade da Califórnia.

 

A equipe de pesquisadores, chefiada por Wayne e John Novembre, gerou sequências do genoma de três lobos-cinzentos, da China, Croácia e Israel, representando as três regiões onde os cães teriam surgido.Também foram sequenciados os genomas de duas raças de cachorros: o basenji, originário da África central, e o dingo da Austrália.

 

Ambas as regiões são historicamente isoladas das populações modernas de lobos. Os cientistas também sequenciaram o genoma do chacal-dourado, exemplo de uma divergência anterior.No entanto, em vez de mostrar que os três cães são parentes próximos de uma das linhagens de lobos ou da espécie mais próxima geograficamente, o DNA revelou que os cachorros descendem de um ancestral desconhecido, semelhante a um lobo.Wayne explicou que muitos animais foram extintos durante o final do Pleistoceno (20.000 a 12.000 anos atrás), durante a era glacial global.

 

Coincidentemente – ou talvez não – os humanos modernos também se tornaram mais disseminados na Europa no mesmo período, o que pode ter provocado a extinção de alguns animais. No entanto, não há indícios claros de que os cachorros não pertenciam a esse grupo. Wayne agora acredita que as interações entre cães e humanos passaram por três etapas básicas:1 – Caçadores e coletores, talvez até neandertais, interagiram com cães e provavelmente se beneficiaram de sua presença. Os cães podem tê-los ajudado a caçar e a afastar carnívoros mais perigosos. 2 – Com o surgimento da agricultura, os cães passaram a viver perto dos humanos e se adaptaram a uma dieta agrícola.

 

Estudos anteriores confirmaram que os cães dessas regiões têm um número maior de genes da amilase, enzima que ajuda a digerir o amido. Os lobos também têm esses genes, mas não em quantidade tão elevada, concluiu o estudo.3 – Na história recente, os humanos se dedicaram à criação seletiva de raças caninas, mudando radicalmente a aparência, comportamento e outras características dos cães.

 

Ao longo de todo este período, ocorreram e ainda ocorrem intercruzamentos com lobos, o que complica ainda mais a relação genética entre lobos e cães.“Este trabalho é empolgante para estudantes de história e donos de cães porque esclarece os fatos que levaram à domesticação canina.

 

Agora sabemos que não foi um evento único, mas vários, o que faz sentido quando pensamos na extraordinária variedade dos cães modernos”, explica Elaine Ostrander, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano, ao Discovery Notícias.

 

“Concluímos que a espécie intermediária, o “cão-lobo”, foi extinta, só não sabemos por quê. Teriam sido dizimados por alguma doença infecciosa ou epidemia? Foram mortos por outros animais? Ou morreram de fome?”.

 

Assim, breves reflexões são necessárias quanto a dizer que o cão é um lobo e que se comporta como tal, não só é falso como não tem sustentação cientifica logo na sua base. Resumindo:

1 - O comportamento do lobo em estado selvagem pouco se parece com o comportamento estabelecido em situações extremamente artificiais e stressantes.

2 - O comportamento que foi aplicado ao cão baseou-se nas observações feitas em cativeiro (comportamento anormal) em não em estado selvagem (comportamento normal).

3 - O lobo atual não é o ancestral do cão e portanto, é lógico que o comportamento de ambos não pode ser igual.

4 - O cão não é um lobo e devem ser estudados separadamente e não como iguais.

5- devemos repensar a teoria da dominância nos cães porque com base no estudado pode ser perigoso para o cão e para a relação dono-cão.

 

Canil Patas Pretas

Texto adaptado, leia mais em:

1- A domesticação do lobo visto em http://evolucaoesociedade.blogspot.com.br/2012/06/da-domesticao-do-lobo-as-variedades-de.html;

2- Animal Planet. Jennifer Viegas. visto em http://animalplanet.discoverybrasil.uol.com.br/caes-e-lobos-nao-sao-parentes-tao-proximos/;

3- cão ou lobo visto em http://amo-osanimais.blogspot.com.br/2013/03/cao-ou-lobo.html;

4- Genética entre cães e Lobos visto em HTTP ://www.ehow.com.br/relacao-genetica-entre-caes-lobos-info_34997/

5- O cão pré-Histórico visto em http://casacalado-bib.blogspot.com.br/2011/08/o-cao-pre-historico.html.

...

bottom of page